Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de março de 2010

Teoria Atômica de Dalton

Em 1803, John Dalton, propôs uma teoria que explicava as leis da conservação de masse e da composição definida, é a chamada Teoria Atômica de Dalton. Essa teoria foi baseada em diversos experimentos e apontou algumas conclusões:

1. Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos.
2. Os átomos não podem ser criados e nem destruídos, eles são permanentes e indivisíveis.
3. Um composto químico é formado pela combinação de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa.
4. Os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos, já os átomos de diferentes elementos possuem propriedades diferentes. Os átomos caracterizam os elementos.
5. Quando os átomos se combinam para formar um composto, quando se separam ou quando acontece um rearranjo são indícios de uma transformação química.

Dalton acreditava que o átomo era uma esfera maciça, homogênea, indestrutível, indivisível e de carga elétrica neutra. Sua teoria acabou ficando conhecida como a teoria da bola de bilhar, pelas características que ele deu ao átomo.


Para Dalton o átomo era um sistema contínuo. Apesar de um modelo simples, Dalton deu um grande passo na elaboração de um modelo atômico, pois foi o que instigou na busca por algumas respostas e proposição de futuros modelos.
Modelo de Dalton: A matéria é constituída de diminutas partículas amontoadas como laranjas.





Algumas dessas teorias ainda são aceitas, mas outras ficaram ultrapassadas com o decorrer do tempo.
Teorias ultrapassadas:

- Os átomos são partículas maciças e indivisíveis. Está incorreto, pois o átomo é descontínuo e divisível.
- Os átomos de um mesmo elemento químico têm massas iguais e os átomos de elementos químicos diferentes têm massas diferentes. Está incorreto, pois com a existência de isótopos, todos os átomos de um elemento químico não têm a mesma massa.

Teorias válidas:

- Os elementos químicos são formados por pequenas partículas denominadas átomos.
- Os átomos dos elementos químicos permanecem inalterados nas reações químicas. Essa definição serve para explicar bem o porque a massa é conservada em reações químicas.
- Os compostos são formados pela ligação dos átomos dos elementos em proporções fixas. Essa é a Lei da composição definida, ela explica porque cada composto é caracterizado por proporções fixas. Cada átomo de um dado elemento químico presente em um composto tem a mesma massa, sendo assim, a composição deve ser sempre a mesma.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
(Postado pro Bruna Azevedo)

Um comentário:

  1. PARESE UNA TOERIA MUY BUENA ESPERO QUE ME AYUDE A CUMPLIR LOS REQUISITOS DE ESTA TEORIA

    ResponderExcluir